terça-feira, 23 de março de 2010

Humilhações no Sistema Prisional: Presos são Obrigados a Dançar o 'Rebolation'

Rebolation tion: Pelo menos não foi a Boquinha da Garrafa

As esposas e familiares de detentos, volta e meia, realizam protestos, interditando rodovias, para reclamar do tratamento que seus familiares recebem no cárcere. Desta vez, o teor da queixa é bem incomum: Os presos do Cyridião Durval teriam sido obrigados a dançar o "rebolation", hit da banda baiana Parangolé, no dia de ontem.

“Os agentes penitenciários chegaram hoje (ontem) de manhã, invadiram os módulos e mandaram os presos dançarem o 'rebolation'. Eles estão maltratando os presos, dão comida somente de manhã e uma vez na vida”, afirmou a esposa de um dos custodiados.

Indignadas, as visitantes bloquearam os dois sentidos da BR 104 por duas horas. A Polícia Rodiviária Federal deslocou 80 (oitenta) agentes para conversar com as manifestantes e liberar o acesso às pistas, o que só foi possível após a marcação de uma reunião com a direção do presídio, o que deve acontecer hoje, terça-feira.

De acordo com a Intendência Geral Prisional (Igesp), a denúncia não procede. A assessoria de comunicação do órgão informou que foi realizada apenas uma revista nas celas na manhã de segunda-feira, na qual foram encontrados, em um dos módulos, 16 pedras de crack, 50 gramas de maconha, um celular, um espeto, uma Tereza (corda feita por lençóis) e dois carregadores. Ainda segundo o Igesp, não houve formalização de queixa de maus tratos contra detentos e só serão iniciadas investigações caso as manifestantes oficializem tais reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário