terça-feira, 10 de maio de 2011

Martírio e Êxtase de Santa Teresa

Como nem só de Direito vive o operador do Direito, trago hoje um poema de Milton Rosendo, que interpretei numa das aulas de Voz e Dicção do meu curso de teatro. Trata-se de "Martírio e Êxtase de Santa Teresa". O poema faz alusão à escultura "Êxtase de Santa Teresa", de Gian Lorenzo Bernini, esculpida durante o período de 1645 a 1652, seguindo as tendências do estilo barroco. A imagem representa a experiência mística de Santa Teresa de Ávila, trespassada por uma seta de amor divino, atirada por um anjo. Atualmente, a escultura se encontra num nicho de mármore e bronze dourado, na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vitoria, em Roma.





Tal qual retrata a imagem, o poema citado, transcrito abaixo, mostra que Santa Teresa, apesar da dor causada pela flecha, se mantém em estado de graça, de êxtase, porque aquilo representa seu encontro com o divino, com Deus, seu verdadeiro amor.

Martírio e Êxtase de Santa Teresa
Milton Rosendo

Ao que me busco, acho graça em estar perdida
E mui esvaída em contusões de lusco-fusco -
E frustro o anseio de vencer se me acho vencida
E aprisionada neste amor mui suave e brusco...,

Ao que de mim me alongo como que extraviada
(E qual não se me açoitasse o ser seu carmesim...),
Descubro-me a um sem-fim de dores agregada
E como se dor alguma houvesse em mim...

Tesouro encontro em mais me fazer exaurida
E amar qual morrera e não morresse o todo -
Que, em amar, morrendo, nunca se apaga a vida
Nem em morrer, amando, a alma afunda em lodo...

Bastante em não me agradar seja eu agradada
(Que, para si, sem erro, o perder-se é achado...),
Pois, neste mundo, o tudo se assemelha ao nada:
Mais folgue a alma, em amor, esperar seu amado!

4 comentários:

  1. me lembrou Camoes e vinicius

    ResponderExcluir
  2. " SE NA TERRA, EXISTE UM LUGAR. QUE SE COMPARA AO CÉU. ESSE LUGAR É O CARMELO" STA MADRE TERESA DE JESUS. OCD!

    ASS.ALMA DE CARMELITA DESCALÇAS. RECIFE PE :)

    ResponderExcluir
  3. De feiura o Inferno está cheio. Sem dúvida, a Arte Sacra revela o Belo e o Transcendente que a 'arte moderna', com seus apelos ao feio e escandaloso, se esforça em subtrair dos corações.

    ResponderExcluir