segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um arco-íris, feito especialmente para MIM...





Talvez o leitor estranhe, num blog voltado a discussões jurídicas, um tema tão "Jogo do Contente" como este, mas senti de vontade de discorrer sobre algo diferente do usual, até porque depois que termina o expediente forense, o profissional volta a ser uma pessoa comum, com "a dor e a delícia de ser o que é", como canta Caetano.

Mas vamos ao ponto: Este ano, enfrentei muitas barras em minha vida pessoal. Como eu mesmo me dizia, Deus me tirou mais do que podia tirar. E o pior: Não podia deixar transparecer. Primeiro porque eu sempre achei que demonstrar tristeza era um sinal de fraqueza; segundo porque eu tinha que continuar a minha vida, principalmente no aspecto profissional, afinal os clientes não têm culpa nenhuma dos problemas pessoais pelos quais seus advogados passam. A vida é um trem que segue, ainda que você fique parado na estação.

Pois bem, eu decidi ir em frente, ainda que machucado. O grande problema é que eu tinha me tornado uma máquina: Acabei tentando esquecer os meus problemas me afundando em trabalho. Pior: Eu me tornara uma pessoa que, muitas vezes, até eu mesmo odiava. Uma máscara que me dava uma falsa sensação de segurança e poder. 
A tomada de consciência veio num domingo, bem cedo. Ao sair de uma festa de formatura, decidi caminhar um pouco pela praia. Choviscava. Após alguns passos, eis que me deparo com um arco íris maravilhoso. Impressionante é que a praia estava deserta. Isso por volta das 6:00. Pensei: É pra mim, só pode ser pra mim. Rapidamente, fotografei o 'meu' arco íris. Pode parecer tolice à primeira vista, mas tem seu pano de fundo: Pela primeira vez em muito tempo, eu parei, meu corpo parou para contemplar, apreciar, sentir algo que, no mais das vezes, passa despercebido por nós.

Depois disso, dei o pontapé inicial para muitas mudanças positivas que vieram em minha vida. Essas mudanças não caem do céu, mas à nossa volta estão os estímulos necessários a nos dar força de vontade para uma "revolução em nós mesmos". É só parar e observar: Um arco íris, como o meu; o mar, fonte de energia para onde eu sempre vou quando preciso "recarregar as baterias"; sentir o aroma das flores, o cheiro do orvalho; brincar com os filhos, sobrinhos, netos, contar uma história para eles; a companhia dos verdadeiros amigos; enfim, esses detalhes que, na verdade, são tudo.

E nós também podemos ser a ponte para tornar o dia de outras pessoas melhores. Gentileza gera gentileza. Ao invés de olharmos uns para os outros com uma fisionomia trancada, um sorriso não dói (a menos que se tenha feito algum procedimento cirúrgico na boca), mesmo que não se receba um sorriso de volta. Mas se passa ao outro energia positiva. Talvez o impacto daquele sorriso só seja sentido depois, afinal as pessoas não estão acostumadas com este tipo de atitude.

Já fazia algum tempo que não postava no blog... e que bom que o retorno foi com este post. Saudades de todos vocês. Abraços afetuosos a todos.

4 comentários:

  1. Desenvolvimento comum, pena que o fim para muitos seja tão diferente... quantas assim já não vimos?

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz em descobrir o teu site, que depoimento maravilhoso.

    Data Vênia...já podes mudar o nome do site para blog do advogado "iniciado" rs...


    Fique tranquilo, nos advogados temos essa caminhada mesmo, não estamos sós...

    Não esqueça Ghandi, Lincoln, Danton, José de Alencar e até Jesus eram advogados..


    Feliz de quem adquire essa visão que você já possue, somos instrumentos de Paz e Justiça nós advogados fazemos muitas vezes "até de graça" muita coisa que o Estado nunca fará para nosso Povo e nem por isso somos reconhecidos.

    Já fui funcionario público federal, procurador municipal e hoje orgulho-me de ser advogado, fiz o caminho inverso..rs..., mas esse era o meu caminho ...o que era necessário pra que eu pudesse apreender tudo que eu tinha que saber...


    E as melhores lições que aprendi com certeza foi realmente advogando, tenho convicção que já és um grande profissional parabéns.


    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"


    Quando puder visita o meu blog...sou iniciante nos blogs...rs....

    http://escritoriojuridicocaiosmariano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amigo, vejo esse arco-íris como um espelho refletindo você. Esse arco-íris é você. Frágil, bonito, colorido e acima de tudo imponente. Como é praxe na vida do arcó-íris, tanto ele quanto você nascem e renascem depois da chuva, da tempestade e seu "irmãozinho colorido" apareceu para lhe lembrar que era momento de você renascer. Que bom que você seguiu o exemplo dele e continuou seu caminhar e que bom agora ser parte desse caminho. Sempre ao seu lado. Meu amigo arco-íris. Um beijão do seu amiguinho Marquinho.

    ResponderExcluir
  4. QUE CATARSE, DIOGO!
    Como diz o vate cantante: (RC); Alem do horizonte deve ter (ou haver), um lugar tranquilo pra viver em paz! O bom da vida, é poder ver e contemplar as mararavilhas do universo, na beleza das cores de um arco íris, a luz de um mar azul e um céu profundo.
    Deverias ter mergulhado de cabeça nas àguas profundas daquele mar sagrado de Iemanjá, e assim lavarias su'alma repleta de angústias, preocupaçoes, ansiedades. desesperos e aporrinhamentos.Sairias então revigorado e mandarias pessoalmente tudo e todos que te incomodam e enojam a PQP.POIS: Todo estado de alma é uma paisagem. Uma tristeza é um lago morto dentro de nós. Uma alegria , um dia de sol em nosso espírito(Fernando Pessoa).Pois viver ultrapassa todo o entendimento(Clarisse Lispector).

    ResponderExcluir