domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tá faltando eu: Justiça decreta prisão de João Beltrão


João Beltrão: Tá aonde ?

A 17ª Vara Criminal da Capital decretou a prisão preventiva do Deputado estadual eleito João Beltrão, também acusado de autoria intelectual na morte do Cabo José Gonçalves. O ex-Deputado Francisco Tenório foi preso acusado de envolvimento neste mesmo crime. A Polícia esteve na casa do Deputado, no dia 08, para cumprir o correspondente mandado de busca, apreensão e prisão, mas Beltrão não foi encontrado e já é considerado foragido (que nem Cícero Ferro). O Deputado chegou a ser eleito no último pleito eleitoral, mas teve seu registro de candidatura cassado com base na lei da Ficha Limpa. A decisão sobre a questão está empatada no Supremo Tribunal Federal, aguardando a nomeação do novo Ministro para ser resolvida. Caso consiga manter a candidatura, João Beltrão volta a ter foro privilegiado.

E já que falamos em Francisco Tenório, notícias de última hora. O STJ negou liminar em habeas corpus impetrado pelo advogado do ex-Deputado. Para completar, Tenório foi denunciado pelo Ministério Público, na última segunda feira (dia 07), por duplo homicídio. As vítimas foram Cícero Sales Belém, que trabalhava para Tenório e teria sido executado como "queima de arquivo"; e José Alfredo Raposo Tenório Filho, que teve o azar de estar de carona no carro de Belém naquele dia. O veículo foi metralhado ao parar em um semáforo em frente ao prédio da FUNASA. A denúncia ainda inclui outro pedido de prisão preventiva contra Francisco Tenório. 

2 comentários:

  1. Diogo, achei seu blog aqui em pesquisas no google. Quero tirar uma dúvida. Sou advogada, mas concurseira. Toh com uma dúvida aqui de uma conhecida: Veja só..ela tem filho registrado com pai biologico( q mal tem contato, éenvolvido com drogas, não paga pensão..etc.), mas agora já é casada com outro. Esse marido atual cuida do filho e quer q ele tenha os beneficios de plano de saúde.etc.... O que deve ser feito? Pela lei 11.924/09 sei q ela pode incluir o sobrenome do padrasto..mas issojá vai gerar direitos no trabalho dele?? ... Tbm pode ocorrer a adoção unilateral se o pai biologico aceitar e gera direitos hereditários, nã é isso? Existe mais alguma forma? E caso se utilize a primeira forma, no trabalho basta ele apresentar q o enteado tem o sobrenome averbado? No aguardo.
    Aranda Lima

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aranda. Neste caso, sua amiga pretende fazer duas coisas: Retirar o sobrenome do pai biológico da criança e incluir o do padrasto. Neste caso, primeiro é preciso desconstituir o pátrio poder, que até aqui existe em relação ao pai biológico, e isso, entre outras hipóteses, se faz através do processo judicial de adoção. No bojo da petição inicial, pode-se evocar, inclusive, a "lei Clodovil", que você citou no comentário, bem como o argumento da paternidade socioafetiva. Uma vez concedida a adoção - e é de bom alvitre avisar ao padrasto que, independente de eventual fim do casamento, a adoção é irrevogável, sob pena de afrontar a segurança dos atos registrais - tanto o garoto poderá ter os benefícios do plano de saúde, como gerará efeitos trabalhistas correspondentes também. Bom, se o pai biológico concordar, melhor ainda. Mas tem que ter o processo de adoção. E, óbvio, uma vez considerado filho, gera direitos de sucessão sim. Sim, após basta o padrasto (agora pai) apresentar a certidão. Espero ter respondido todos os seus questionamentos a contento. Obrigado por acompanhar o blog. Abraços.

    ResponderExcluir