quinta-feira, 26 de março de 2009

Filme: Dia dos Namorados Macabro (remake)




Desde o início da semana, eu havia me planejado para assistir a este filme. Só faltava uma companhia agradável porque, convenhamos, é chato ir ao cinema sozinho, ainda mais para assistir a um filme de terror. Pois bem, ontem, depois de um dia de cão, calhou de a companhia ideal chegar: Duas grandes amigas da época do colégio. Fomos... e que filmaço!!! Enquanto o original da década de 80 foi tímido e cortou boa parte das cenas de morte, o remake não poupa o telespectador em termos de violência gráfica: A cada 10 minutos, alguém é vítima do assassino trajado com roupa de mineiro e sua picareta. Não é por acaso que a censura do filme é de 18 anos. Mas não se preocupem, crianças: Como na natureza nada se cria, tudo se copia, logo logo o "genérico" estará disponível nas melhores barracas do ramo e vocês poderão apreciar o filme - não com a mesma qualidade, lógico.
O remake, apesar de manter a base do original, desenvolve-se num enredo novo. O massacre na mina, durante uma festa promovida pelos jovens da cidade - que é o ápice do filme antigo e onde ocorre a revelação do assassino - é apenas o começo no remake. A trama se desenrola 10 anos após este massacre. Não obstante, algumas cenas do antigo são trazidas de volta, com nova roupagem e em um novo contexto, como a cena em que o corpo de uma mulher é encontrado dentro de uma secadora de roupas. Claro que os fãs do filme antigo sentirão falta da famosa cena em que um jovem vai preparar um cachorro quente e tem o rosto mergulhado na panela em que as salsichas estão sendo cozinhadas.
Pena que as atuações deixem a desejar. O protagonista, Jensen Ackles, que também faz parte da série "supernatural", de tão estereotipado, beira à mediocridade. Tanto que uma das minhas acompanhantes disse o seguinte, sobre o personagem: "Ele tem uma cara de doido!!!". (spoiler) Daí não chega a ser uma novidade a revelação de que ele, que esteve internado por anos em uma clínica psiquiátrica, é o assassino, apesar de o filme tentar fazer o público crer que o maníaco é o xerife, por ciumes do protagonista, que fora namorado da esposa daquele(spoiler)
Como a maioria dos filmes de terror, este também deixa margem a uma continuação... o que se espera é que a eventual sequência não perca a qualidade, tal qual costuma acontecer. Tome-se, como exemplo, o desgaste que sofreu a franquia jogos mortais. São pouquíssimos os filmes sequenciais que conseguem alcançar o sucesso, como o cult Sexta-feira 13 (e mesmo este teve seus dias de declínio, como o ridículo Jason X).
No geral, um bom filme. Fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário