terça-feira, 13 de abril de 2010

Profissionais que Farão o Direito: Bacharéis Direito UFAL 2010



Em algumas oportunidades, se abriu um espaço neste blog para falar de profissionais que enaltecem, com sua atuação, a classe jurídica. Desta vez, pretendo exercer a clarividência e me voltar para um futuro não muito distante.

Já quando estava concluindo o curso de Direito na Universidade Federal de Alagoas, tive o prazer de ser aprovado na seleção de monitor para a concorrida cadeira de Direito Penal I (parte geral). E foi nessa ocasião que conheci as pessoas de quem passo a falar: Meus monitorandos, as três turmas de formandos de 2010 da UFAL (A, B e Noturno).

Seria incompleto – e pretensioso – dizer simplesmente que ensinei algo a eles. Não, de alunos tão desafiadores (no bom sentido) não houve unilateralidade. Posso dizer seguramente que também aprendi muito com o conjunto e com as diferenças e, futuramente, quando me tornar professor (meu sonho e vocação), sempre irei me lembrar, com saudades, das minhas primeiras turmas, que rumam ao encontro de uma nova etapa da vida, até mais desafiadora do que entrar e concluir a faculdade de direito: Foi-se a teoria e a prática é um tanto diferente: Exigirá não só conhecimento da teoria, mas principalmente saber lidar com as emoções, responsabilidade e, acima de tudo, ética.

Daqueles acadêmicos a que se ‘conferiu o grau’, terei o prazer de ver surgir advogados do bem, que não usem seu terno como disfarce para cometer infrações, que tratem cada causa com a devida responsabilidade; promotores que realmente pensem em justiça (e não em sadismo); juízes compromissados com a celeridade e consequências das decisões que proferem, enfim, profissionais que farão o Direito. Muito sucesso e um abraço afetuoso a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário