sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Ferro e Fogo: Fatos que marcaram AL em agosto


Nas duas últimas semanas, muito se falou sobre a decisão do Desembargador Orlando Manso, pelo afastamento (novamente) do Deputado Cícero Ferro da Assembléia Legislativa, tendo em vista sua possível participação na morte do vereador Fernando Aldo. O Desembargador ordenou à Presidência da ALE que cumprisse sua decisão em 24 horas, sob pena de responder por crime de desobediência. Após retornar de uma viagem, o desobediente Presidente da Casa de Tavares Bastos, Fernando Toledo, tentou, inicialmente, conversar com a Presidente do TJ/AL, que foi curta e grossa, como só ela sabe ser: “Não discuto decisão monocrática”, disparou (e todo mundo sabe o quanto Bete Carvalho morre de amores pelo Deputado Cícero Ferro).



Desembargador Orlando Manso





Deputado (ou não) Cícero Ferro



O Presidente e A Presidente: Ferro nem a Pau


A Presidência da Assembléia, então, protocolou “contra-razões” à decisão do Desembargador, alegando, entre outras coisas, que a ação criminal proposta contra Ferro foi trancada pela ALE, dada a prerrogativa da imunidade parlamentar, bem como que Ferro deveria ser julgado pela Comissão de Ética da ALE. O curioso é que existe comissão de ética, formada há pouco tempo e às pressas, mas não há um Código de Ética. Não obstante, os deputados integrantes da comissão estudam a possibilidade de suspender o Deputado das funções por um período de 45 a 90 dias, hipótese que o mesmo rejeita, "só pra fazer o mal", mesmo sem ser prejudicado em seus proventos. A Assembléia aproveitou o embalo para aprovar projeto de resolução que visa trancar processo criminal contra o também Deputado Marcos Barbosa, acusado do homicídio do cabo eleitoral e líder comunitário conhecido por “Baré Cola” (essa Assembléia está um primor. Só gente com bala na agulha). Barbosa deve ser interrogado no final do mês, no Tribunal de Justiça, pelo Desembargador Mário Ramalho.

O mês de agosto também foi marcado por um crime bárbaro: O estudante Fábio Acioli, 21 anos, voltava do curso de inglês, quando foi levado, em seu carro, por homens armados, que o conduziram a um canavial, o agrediram e atearam fogo em seu corpo. Com muita força e vontade de viver, Fábio conseguiu apagar as chamas, e caminhar até a estrada, pedindo socorro. Em estado crítico, foi levado para o Hospital São Marcos, em Recife, mas não resistiu à infecção hospitalar contraída, já que a agressão que sofrera deixou seu corpo vulnerável, e veio a falecer, esta semana, de falência múltipla de órgãos. Inicialmente, a Polícia trabalhou com a possibilidade de latrocínio, que logo caiu por terra pelo fato de nenhum pertence do estudante, nem mesmo o carro dele, ter sido levado pelos malfeitores. Posteriormente, vazou a informação de que poderia se tratar de um crime passional e que a vítima supostamente mantinha um relacionamento homossexual, mas todos os dados estão sendo investigados. Coincidentemente, pessoas acusadas do crime foram detidas hoje, poucos dias depois da morte do jovem. Os decretos de prisão preventiva foram expedidos pelo juiz Geraldo Amorim.




Fábio Acioli: Que Descanse em Paz!!!



E Ângela Garrote, ex-prefeita de Estrela de Alagoas, teve prisão decretada também pelo Desembargador Orlando Manso. Garrote foi presa preventivamente por ordem dos juízes integrantes da 17ª Vara Criminal, acusada de assassinato (e o currículo da moça parece ser extenso). Teve liminar em habeas corpus negada pelo mesmo Desembargador. Entretanto, devido a problemas de saúde, e várias internações na Santa Casa, a 17ª Vara acabou voltando atrás em sua decisão e revogou o decreto prisional. Só que o Desembargador decretou a prisão novamente. Procurada em diversas cidades, Garrote não foi encontrada e logo passou a ser considerada foragida da justiça. O advogado da mesma recorreu ao STJ e tcharam... conseguiu decisão favorável. É... a justiça lembra uma grande árvore, repleta de ninhos, onde os pássaros dos galhos mais altos cagam nas cabeças dos pássaros dos ninhos mais baixos.



Ângela Garrote: Sem comentários porque eu tenho muito amor à minha vida...

Um caso flagrante de homofobia foi registrado no mês de agosto: Policiais agrediram um travesti conhecido como “Joyce” na Parada Gay de Penedo e as cenas foram filmadas e exibidas nos jornais locais. Foi instaurada sindicância e os PMs foram afastados preventivamente (logo logo eles voltam para as ruas, para proteger e servir... Ô corporativismo nefasto, môdeuso!!!). O travesti deixou claro que, por medo de retaliações, não levará o caso adiante. Inclusive, ele se mudou da cidade onde residia.

E foi afastado, também só por um tempinho, o Promotor da cidade de Maribondo, Fábio Vasconcelos Barbosa. Ele foi denunciado pela Procuradora Niedja Kaspary, sendo acusado de atuar de forma parcial nas últimas eleições municipais da cidade e de ter suas despesas pagas pela Prefeitura de Maribondo. A Corregedoria do MP já recebeu outras denúncias contra o Promotor e dois de seus membros se deslocaram à cidade para ouvir a população maribondense. Administrativamente, a punição máxima que ele pode receber é a aposentadoria compulsória (espere sentadinho...).

Foi deflagrada greve dos profissionais da educação e do DETRAN. Ambas foram consideradas ilegais pela justiça. O Diretor do DETRAN, Antônio Sapucaia, prometeu cortar o vencimento dos servidores que não estivessem trabalhando e assim o fez. Os Sindicatos destas categorias aguardam ser intimados das decisões para tomar suas providências, mas não acenam pelo retorno às atividades. E quem se prejudica no final das contas ?

Servidores do DETRAN em greve



Sapucaia: Lerê lerê lerê lerê lerê

Nenhum comentário:

Postar um comentário