segunda-feira, 22 de junho de 2009

As Polêmicas Declarações da Vereadora Heloisa Helena



A paz invadindo meu coração...

É... eu gostaria de saber se ainda se encontra na Casa a Vereadora Tereza Nelma... porque aí eu gostaria de falar, como eu gostaria de responder a Sua Excelência, aí eu preferia que ela tivesse em Plenário; mas aí eu vou esperar então que ela venha para o Plenário, se ela não chegar, então eu vou fazer um esclarecimento sobre a... a histeria pública que ela demonstrou aqui diante de um projeto que eu apresentei porque o Ministério Público me pediu.

Em nenhum momento, esperando ela chegar, em nenhum momento eu disse que o projeto era de minha autoria, muito pelo contrário; aliás, eu disse o tempo todo que o Ministério Público preparou, discutiu, nos solicitou a apresentação do projeto... em nenhum momento, em nenhum momento. E aliás, se o Ministério Público entendeu que uma Prefeitura dirigida pelo partido de Sua Excelência que é contra o projeto... em nenhum momento.

Mas eu acho que tem outros detalhes que são importantes que realmente Sua Excelência esteja aqui no Plenário pra que a gente possa dialogar um pouco. Então eu vou esperar um pouco, se não eu vou ter que fazer os esclarecimentos necessários.

...

Senhor Presidente... É, primeiro eu vou encaminhar ao Ministério Público as observações que foram feitas por Sua Excelência a Vereadora Tereza Nelma, que teve um trabalho danado, né? Então eu vou encaminhar ao Ministério Público porque como foi o Ministério Público que me solicitou e que me encaminhou, então eu vou encaminhar ao Ministério Público a... as observações que ela... que ela fez.

É evidente que o Ministério Público em nenhum momento disse que a iniciativa era isolada, muito menos nós da Comissão da Criança, pelo contrário. Eu... eu realmente é que não tô entendendo porque é que dá tanta confusão falar dessa questão da criança e do Conselho Tutelar, isso é que eu não consigo entender. Porque o Ministério Público quando encaminhou pra gente o projeto pra ser apresentado pela Comissão da Criança, o Ministério Público mandou várias jurisprudências, várias prefeituras que já tinham apresentado prorrogação de mandato, nenhum momento disse que queria a paternidade do projeto, muito menos nós a maternidade do projeto, em nenhum momento isso foi efetivamente discutido.

Eu realmente eu não sei o que é que acontece que tenha gerado tanta histeria, né ?, de algumas pessoas. Realmente eu não consigo entender. Era por isso que eu preferia que Sua Excelência tivesse no Plenário, né ? Porque eu assim eu gosto de muitas brigas, todo mundo sabe, eu sou um poço de ternura, sou muito boazinha, gosto de algumas brigas quando as pessoas to no Plenário. Pra você ter uma idéia, Vereador Galba, eu soube que Vossa Excelência falou isso, querendo me botar lá no Plenário, eu esperei o então Todo Poderoso da República duas semanas no Plenário do Senado, de segunda a sexta, da hora que abria a sessão à hora que saía, porque o que queria falar era necessário que ele estivesse presente, porque eu sempre tive pavor dessa história de “mel na boca, bílis no coração, sorriso no rosto e facada nas costas”, então eu realmente não gosto disso.

Só volto a repetir pra que aqui fique registrado: A autoria do projeto não é minha, nunca foi e eu deixei isso claro desde o início, que o Ministério Público encaminhou todos os detalhes relacionados ao projeto, todas as jurisprudências. O que nós comentamos quando ela disse ontem que era todo mundo contra, o que nós comentamos que se ela tivesse pesquisado um pouco mais, ela tinha achado a Prefeitura do partido dela, que fez; se ela tivesse pesquisado um pouco mais, ela não tinha reproduzido pontos, vírgulas dos pareceres de alguns juristas sem ao menos introduzir alguma outra coisa.

Ontem, quando eu falava aqui, eu até disse: O meu projeto das zonas de Tolerância Zero, eu até falei ontem aqui, não é um projeto da minha autoria. É um projeto que foi apresentado, eu aumentei, fiz algumas coisas que eu entendia diferenciadas, até pelo Instituto do Câncer do RS, que conversou bastante conosco, foi apresentado há 5 anos atrás, eu disse ontem aqui no Plenário, por um vereador do então PFL, um deputado do então PFL do RS a pres... a pedido do Instituto Nacional.

Eu também quero me desculpar com Vossa Excelência porque eu me atrasei, Presidente, mas é porque além de estar na Santa Casa, acompanhando a esposa do meu irm... da outra que tá com câncer, eu até me desculpo também porque desde às 6 horas da manhã eu tava na grota Rafael, ontem e hoje grota de São Rafael aqui pertinho, vim com a minha sandália ainda um pouco suja, né ? Sabem todos que eu só uso branco; tem gente que gosta de me imitar e fazer pirataria até no vestuário, né ? Porque alguém só usa uma cor, a outra pessoa passa a usar só uma cor também achando que isso é algum jogo de marketing e que objetivamente não é.

Então eu me desculpo com Vossa Excelência... É... por ter me atrasado à sessão, mas foi por essa motivação, porque sabem todos o quanto eu sou disciplinada e conseqüente do que eu falo; volto a registrar mais uma vez que em nenhum momento, em nenhum, eu disse que era da minha autoria esse projeto, em nenhum momento; disse claramente que era o Ministério Público que tem elaborado, encaminhado jurisprudência, tudo direitinho, nem trabalho nós tivemos em relação a isso. Mas infelizmente, vai e volta, a gente encontra pela frente gente semvergonha, mau caráter, encontra também porcas trapaceiras que gostam de fazer o jogo sujo, eu não tenho culpa se o Ministério Público me escolheu. Nenhuma culpa. Eu sou, apenas por uma questão objetiva, presidente da comissão. Se a Sua Excelência a vereadora Tereza Nelma quisesse ter sido, ela tinha sido. Lembram-se todos aqui: Ninguém queria ir pra Presidência da Comissão da Criança e do Adolescente. E todos sabem, né, o tanto de questões que eu tenho nacionalmente, mas eu achava um escândalo que uma comissão de tanta sensibilidade como essa não fosse... então resolvemos o vereador Néry, a vereadora Thaise e eu, resolvemos ir pra Comissão da Criança e do Adolescente, sem mídia, sem visibilidade pública. Nunca!!!

Eu desafio, desafio um jornalista que diga que eu bajulo ele, que eu faço meus pronunciamentos e saio falando com jornalista. Isso é só uma porca trapaceira que é capaz de dizer uma coisa dessa. Eu não faço isso!!! Aliás, sabem os jornalistas que eu nem gosto muito de conversa com jornalista. Não gosto porque eu sou desconfiada dos meios de comunicação, infelizmente. Às vezes os jornalistas até pagam o pato, pagam o pato porque eu nem gosto de muita conversa. Me chamaram, perguntaram sobre o projeto, eu expliquei tudo absolutamente direitinho o que aconteceu. Não é da minha autoria, imagina se eu ia precisar, convenhamos, né, quatro simples parágrafos, “fica prorrogado”, convenhamos, né, a pessoa precisar imitar um negócio desse; nada, absolutamente nada.

O Ministério Público encaminhou, o projeto foi aprovado, eu gostaria de ta aqui falando sobre os problemas da grota de São Rafael, que ontem, 6 horas da manhã, eu estava lá; hoje, às 6 horas da manhã, eu estava lá, vendo os problemas graves, espero que a nossa Comissão da Criança e do Adolescente possa ter como proposta concreta uma escola pra essa comunidade. Tem um excelente terreno, vereador Galba Novaes, excelente terreno, que pode ser uma grande escola de educação infantil, de berçário, creche, pré-escola, pras nossas crianças da grota São Rafael. Infelizmente, né, eu gostaria de, ao longo da minha vida política ter feito mais, quanto a isso eu não tenho dúvida. Eu não tenho dúvida, inclusive, que se eu tiver a honra de voltar ao Senado, se eu tiver a honra de voltar ao Senado, eu vou ser uma Senadora infinitamente melhor do que eu fui, até pelo meu mandato de vereadora, quanto a isso eu não tenho dúvida.

Eu gostaria de ter trazido muita coisa, vereadora Silvânia, muita, muita. O que eu apresentei de proposta pra escola, pra educação, pra saúde e pra moradia era uma coisa de outro mundo. Infelizmente eu não sou da canalha, infelizmente eu não sou do propinódromo, da conexão Brasília – Maceió, que consegue dinheiro roubando. Eu não roubo dinheiro, eu não roubo. Se disser assim: “Sai uma escola e a senhora leva 50% de propina de empreiteira”, eu não vou. Eu não roubo prótese de criança deficiente, eu não faço nada que signifique roubar criança deficiente ou quem quer que seja. Não faço. Absolutamente não faço.

Então, to em paz com a minha consciência, absolutamente em paz com a minha consciência. A única coisa que a comissão fez foi apresentar o projeto, apresentado tudo direitinho pelo Ministério Público. Nós fizemos, foi aprovado e, infelizmente, da próxima vez, eu vou dizer ao Ministério Público que, para acabar com os frissons, né, do Plenário, é melhor ele escolher uma outra pessoa pra realmente apresentar; então eu agradeço a Suas Excelências e eu me inscrevo amanhã pra falar especialmente da grota São Rafael, da situação de pobreza, de miserabilidade crescente que vivem essas pessoas e da maior área, que poderia ser uma grande e belíssima escola, infelizmente, vive do lixo e da pocilga, porque acaba sendo a única forma de que as pessoas mais simples e pobres têm pra dinamizar a economia local, pra gerar emprego, pra gerar renda. Então, eu agradeço a Vossa Excelência e amanhã, como sempre, porque eu sempre chego cedo, na hora, sou disciplinada, sempre fui, aqui e no Senado, não por favor, porque é minha obrigação fazer, minha obrigação. Eu sou séria né porque ninguém fiscaliza não. Eu sou séria porque a minha consciência e a minha obrigação manda. Eu sou honesta né porque ninguém me fiscaliza coisíssima nenhuma. Nenhuma. Nem partido, nem contrapartido, nem inimigo, ninguém. Eu faço as coisas certinhas porque eu me sinto na obrigação de efetivamente fazer. Então, eu agradeço a Sua Excelência e me inscreverei pra amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário