quarta-feira, 10 de junho de 2009

Patativa do Assaré e a Morte




Hoje lembrei de uns versos que o meu professor de Medicina Legal, Dr. Gerson Odilon, quase toda aula recitava, de autoria de Patativa do Assaré. Versos simples, mas que trazem em si uma profundidade sem igual, a respeito do grande medo que assombra o homem desde o nascedouro: A morte, que não escolhe hora, idade, classe social, raça, nem credo. Chega sorrateiramente e faz com que o homem, se tiver essa oportunidade, repense sua vida.

“Morte, você é valente
O seu rancor é profundo
Quando eu cheguei neste mundo
Você já matava gente
Eu guardei na minha mente
Sua força e seu rigor
Porém me faça um favor
Para ir ao Campo Santo
Não me deixe sofrer tanto
Morte me leve sem dor.”

E falando no Professor Gerson, a apostila que ele utiliza nas aulas de medicina legal ainda está disponível na net.

Um comentário:

  1. muito boa essa poesia...meu pai uma vez recitou pra mim... e eu não conseguia encontrá-la em lugar nenhum!!!

    ResponderExcluir